27 junho 2008



Foto de Cadaqués (Barcelona), muito apreciado pelo David.
Não chegou a voltar lá, como queria, em Agosto de 2007.

Estava cansado


E olho-me por cima do ombro…
Procuro-me no rasto que deixei e eis-me perdida num meandro de lugares distantes e difusos.
A estrada percorrida está pejada de destroços; de mim, de tempos antigos de menina, de sonhos que já não se concretizarão.
A vida é assim - refazer o presente com as sobras do passado.
Refazer?
E se não sobrou nada?
Tacteio numa promessa de paraíso perdido...



É preciso não esquecer nada:
nem a torneira aberta
nem o fogo aceso,

nem o sorriso para os infelizes
nem a oração de cada instante.

É preciso não esquecer de ver a nova borboleta
nem o céu de sempre.

O que é preciso é esquecer
o nosso rosto,

o nosso nome,
o som da nossa voz,
o ritmo do nosso pulso.

O que é preciso esquecer é o dia carregado de actos,
a idéia de recompensa
e de glória.

O que é preciso é ser
como se já não fôssemos,

vigiados pelos próprios olhos,
severos connosco,
pois o resto não nos pertence.

Cecília Meireles

2 comentários:

Anónimo disse...

"A morte é uma coisa triste mas acho que estamos sempre vivos mesmo quando morremos.O espírito nunca morre,na nossa alma estamos sempre vivos.Mas não me parece que as pessoas vão para o céu,isso é uma patetice.Então o espírito ia ficar só no céu quando nós morremos ? O espírito fica livre,pode estar em todo o lado.E depois podem nascer bébés com o nosso espírito,pelo menos é o que eu acho" (David,7 anos,"Notícias Magazine",27/1/2008,página 43)
António

Anónimo disse...

O PESO

O peso do passado é proporcional ao do futuro.

Quanto mais os balancearmos aos dois e por muito que custe fazê-lo (!), mais leve se torna o momento que passa e por mais pesado que ele seja!

Eu sei que ao desenvolver como desenvolve este bonito blogue, já o está a fazer!

Minha Amiga,

Ontem escrevi mal uma palavra da paráfrase a Brel e a saber:
Il nous faux bien du talent

Já agora e se quizer, tenho vindo a pautar as minhas intervenções com um exercício sistemático que desenvolvo no blogue de salvadorvazdasilva.blogspot.com e gostaria, se não fosse incomodá-la muito, que lesse nele o meu último texto que se titula Diálogo e que foi editado hoje mesmo.

Com toda a consideração e respeito,

Jaime Latino Ferreira
Estoril, 28 de Junho de 2008