15 junho 2011

Só pode ser saudade.

Parece que existe Lua e que a Lua gira à volta da Terra que gira à volta do Sol ... levando atrás de si ... a Lua, também.
Alguém descobriu, um dia, há muitos anos, a força da gravidade.
É o que une a Lua à Terra e a Terra e a Lua ao Sol.
Assim ... indefinidamente ... talvez
Fui, em tempos, devoradora de livros de divulgação científica para "gente de letras", como eu.
Agora, parei.

Hoje, visitei o blog da Casa da Mestra - turismo rural - da minha amiga mais antiga.
Tínhamos 10 anos e eu caíra em Arouca, de pára-quedas. Filha que era de um funcionário público de Finanças e que, antes do 25 de Abril, era obrigado a saltar de terra em terra, a cada 5 anos ... por causa da "corrupção"!
Arouca entrou assim no meu percurso de vida e na minha vida.
Foram os melhores tempos!
Daí se mantém a minha amizade com a Belita que vive entre Arouca e o Porto, todos os dias.
Regresso lá, de vez em quando!
Ou visito o blog da Casa do Soto ... para descansar os olhos naquela paisagem serena e feérica que a rodeia.

Mas que elo de ligação terá a minha cabeça cansada encontrado entre o Sol, a Lua, a Terra e Arouca?
Só pode ser a saudade da minha juventude, antes de saber que daria à luz um rapazinho, a quem daria o nome de David.
E que morreu, antes de mim, sem pedir licença.
Só pode ser a saudade dos tempos em que procurava no céu, as estrelas de que falavam os livros.
Só pode ser a saudade de um eclipse da Lua, durante a madrugada, em Moledo, ... ainda acompanhada pelo David.
Que morreu, sem pedir licença, antes de mim.

Só pode ser a saudade.
E este aperto na garganta.



Sem comentários: