25 outubro 2008

Obrigada, Jaime





SONHO VAGABUNDO

De que serve ter um sonho?

Valeria mais ser vagabundo?

Se o sonho é ter saudades do futuro, então o sonho, logo ele é vagabundo, anda por aí e interpela-nos, sempre nos interpelou em relação a qualquer coisa que, não existindo ainda, desejamos que exista.

Indignamo-nos com a injustiça e fazêmo-lo não porque ela não exista mas porque desejamos que deixe de existir.

Porque ansiamos um futuro com justiça!

Como o vagabundo o sonho anda por aí quase invisível e os sonhadores correm sempre o risco de, como o vagabundo, serem tomados por lunáticos, incautos e coisas mais, todas elas a confundirem-se com os atributos imputáveis ao vagabundo.

A invisibilidade do vagabundo, por seu lado, vive povoada de sonhos desfeitos ou rarefeitos, desliga-se, ele próprio, da realidade comum numa opção feita da vontade de perseguir o sonho, transformando-se, ele mesmo em deriva e descartando-se, voluntária ou involuntariamente do real, da visibilidade comum.

Não é fácil, porém, a vida do vagabundo!

Não é fácil, tão pouco, perseguir o sonho e muito menos quando ele, na sua retaguarda se desfaz pela quebra de um dos seus alicerces matriciais!

Mas repito que ser vagabundo, pela quebra de todos os laços, links indutores de objectividade, de proactividade também é de um frio glaciar que a dimensão do sonho desligada, em pesadelo o converte ...

O sonho é vagabundo sim e a sabedoria tempera-o!

Não apenas a razão mas todas as razões e tanto mais quanto cativadas pelos sentidos à flor da pele, antenas aferidoras, receptoras da vagabundagem sonhada.

É sempre possível continuar a sonhar!

Sem o sonho e sem a dor, a humanidade não existiria.

Jaime Latino Ferreira
Estoril, 23 de Outubro de 2008

3 comentários:

Anónimo disse...

Obrigada Jaime.
1 beijo da Nini.
Ana Cristina Sobral Venâncio :)

manuela baptista disse...

Obrigada, Isabel


Pela sua coragem

Pela sua inteligência

Pelo seu bom gosto pela poesia

Pelo seu respeito pelos outros

Pela sua teimosia

Pela sua revolta

Pela sua dor

Pela sua ternura pelo mais novo da família

Pelo seu amor pelo David

Pela sua força

Pela sua fraqueza

Pela sua mansidão

Pela sua escuridão
e
pela sua luz

Obrigado também por ter tornado este mundo dos blogs, às vezes tão vaidoso e virado para o umbigo de cada um, num espaço aberto e bonito!

Manuela Baptista

Anónimo disse...

Como não consigo comentar o seu outro blog, que julguei ser uma nova etapa, aqui vai:

A Isabel deve-se sentir tal e qual as Torres Gémeas....ruiram por dentro , mas mantiveram-se ainda algum tempo antes da estrutura exterior cair por completo. Eu percebo-a. Às vezes deve sentir pena por a estrutura exterior teimar em aguentar, não é? Mas como é forte, isso não vai acontecer.
Um bjs
MM