08 agosto 2008


David, filhote

Nasceu, hoje, um rapazinho. Chama-se Miguel.
É o meu neto, o teu tão desejado sobrinho.
Sei que serias o tio mais entusiasta e mais carinhoso do mundo.
Nem sempre os caminhos se bifurcam, ... E muito se perde, porque tu e ele jamais se juntarão.
Mas o teu caminho e o dele vão cruzar-se e entrecuzar-se dentro de mim, sempre.
O coração é uma casa espaçosa, imensa e onde nada se sobrepõe. Há espaços privados.
Tu tens, aqui, o teu lugar que é e será teu pela ordem natural das coisas do Amor duma Mãe dorida.
Tu me darás a serenidade necessária para olhar este novo rapazinho, porque sei que me olhas lá desse teu espaço etéreo, luminoso e musical e me sorris.
Tu me darás a força que eu sentia quando me apertavas a mão, como quem dizia "Mamã, vai correr tudo bem!"
Hoje, estou confusa.
Hoje, estou feliz.
Hoje, apertei o meu filho Sérgio, com força porque quero que tenha uma vida longa e seja um pai bom, tolerante e feliz.
Hoje, ofereci à Carla, uma medalhinha que diz "MAMA, forever!", igual à que trago ao pescoço.
Hoje, escrevo-te...porque o teu lugar continua. Aqui.
Dói? Claro que dói.
Dói muito esta lonjura que te afastou de mim.
Tal como sempre tive um sorriso de mãe para ti, o sorriso de avó já desabrocha e sorrirei ao Miguel, também, por ti.



Grande amor
Um dia vou gritar
Fazer-me ouvir

Para que todos me olhem

Com olhos de olhar

Vou dizer bem alto

O quanto te amo

E o quanto me encanto

De tanto te amar

E depois de gritar

Vou pular e saltar

Não mais calar

Sem nunca cessar

Este grande amor

Que eu te quero dar


David Sobral

16 comentários:

Brancamar disse...

Isabel,

Parabéns pelo seu neto, parabéns ao Sérgio e à Carla.
Foi com uma enorme emoção que cheguei aqui e soube do nascimento do Miguel. Parece que também eu esperava ansiosamente a sua chegada desde que me falou dele.
Parabéns avó babada!
Li tudo o que escreveu com uma ternura enorme, sentimentos onde entrelaça a esperança e a saudade, sentimentos de uma nova vida que espero seja de mais alegria para si. Sei que há aí alguma angústia por o David não conhecer o sobrinho, mas esse vai ser um menino muito amado e o menino a quem poderá contar mais tarde histórias de amor como a minha avó me contava do meu tio mais velho que nunca cheguei a conhecer...e que vive hoje no meu imaginário como a pessoa mais querida, sensível e nobre da minha família materna, que já por si é composta de pessoas muito queridas.
E porque o amor persiste para além dos tempos, apesar de a minha avó também já ter partido há 23 anos ainda a tenho cá bem viva e ao meu tio também. Eles são dois grandes alicerces na minha personalidade e muitas das suas histórias continuam a ser transmitidas pelos meus filhos, porque quando existe uma vivência rica o passado nunca se perde e projecta-se no futuro...

ESTOU TÃO FELIZ POR SI ISABEL! MESMO MUITO!

Aproveite estes dias lindos que lhe foram dados e saboreie cada momento de beleza que é o nascimento e o crescimento de uma criança.

Não sei se acredita em Deus, eu também não sei se acredito o suficiente, mas apetece-me dizer-lhe de todo o coração:
Que Deus vos abençoe!

Um beijinho muito grande
Branca

Brancamar disse...

Voltei, agora para louvar o poema do David, tão forte, tão puro, tão espontâneo, que revela bem a ternura e a força de viver que tem descrito.
Lindo, bem lindo este poema para este momento...!

Beijinhos.
Branca

paula simoes disse...

olá Isabel

queria dar-lhe os Parabéns por esse netinho que hoje nasceu, vai ver que vai atenuar a dor, vai ocupar mais o seu tempo

a minha sogra perdeu também um filho que também ela tanto desejou chorou-o durante 18anos mas quando nasceu o meu filho as feridas cicatrizaram um bocadinho, hoje é uma mulher diferente apesar de continuar a saudade do filho

que o netinho lhe traga tudo de bom

muitos beijinhos do tamanho do Mundo para toda a familia principalmente para a Isabel, Força , Fé, Coragem e Acreditar que dias melhores viram

Linda disse...

Olá Isabel
Parabéns pelo neto acabado de nascer, Que lhe ajude a superar um pouco a sua dor de Mãe, O David está feliz ,por si e pelo irmão e vai ser uma estrela presente na vida do Miguel
Lá em cima ele sorri e quer que a Isabel também sorria
Beijinhos
Linda

Anónimo disse...

É, de facto, muito humano, muito sentido e bonito - o seu blog.
Revela-se a perda de um filho e o nascimento de um neto com tudo o que há de belo e de sentimentos contraditórios.
É o amor na sua forma mais pura e também mais dolorosa - o de uma mãe que viu o filho partir, jovem, "nessa lonjura".
Tem razão, o António, que lhe escreve...
Toda a sorte do mundo para o Miguel e os jovens pais.
E aproveite o quinhão de felicidade que lhe está reservada.
Guarde-o nessa mão fechada, onde guarda o David, o seu filhote sempre presente em tudo o quie a rodeia.
Virei aqui porque me sinto bem.
Eunice

Anónimo disse...

Só essa sua imensa capacidade discreta de amar lhe permite dizer o que diz e como diz.
Admiro-a.
Luísa

Albertina disse...

Isabel

Nunca aqui comentei nada, embora seja sua leitora assídua. É demasiado penoso para mim, que sou mãe, tentar dizer-lhe algo de bom perante a tragédia que viveu...
Hoje digo-lhe - e com toda a alegria que é possível transmitir num comentário a um blog - É uma mulher rica, Isabel! TEM dois filhos maravilhosos e agora um neto! Já pensou na alegria do David neste momento? Onde está, certamente rejubila pelo sobrinho que nasceu e por ter visto um sorriso na mãe que ele ama tanto e há tanto tempo não ri!
Ria-se Isabel! Goze esta ventura que Deus lhe deu para que o David descanse feliz...
Beijos e felicidades para todos!

Albertina

Pé de Salsa disse...

Hoje, dia 8 de Agosto de 2008, é um dia muito bonito.

"Tu me darás a serenidade necessária para olhar este novo rapazinho, porque sei que me olhas lá desse teu espaço etéreo, luminoso e musical e me sorris."

"Tal como sempre tive um sorriso de mãe para ti, o sorriso de avó já desabrocha e sorrirei ao Miguel, também, por ti."

Também me sinto muito mas muito feliz. Por si, pelo David e por todos aqueles que tanto a amam.

Querida avó (para além de ser uma GRANDE MÃE), PARABÉNS!

Beijinho.
Isa

Elisabete disse...

Isabel,

O seu texto, li-o em lágrimas.
Também sou mãe!...quanta dor... as suas palavras são um misto de alegria e dor.

Espero que o nascimento do netinho lhe traga o conforto que o seu coração necessita.

Eu vejo pelos meus pais e sogros, eles são loucos pelas minhas meninas. Encontro, muitas vezes o meu pai a fazer coisas que nunca as fez aos filhos. É inexplicável.

Que esse rebento que entrou no seu lar, lhe dê muitas alegrias, e a faça sorrir.

PARABÉNS AVÓ!!!

Bom fim de semana

Beijinhos

Elisabete

Anónimo disse...

Encantamiento

Este niño es un encanto
parecido al fino viento:
si dormida lo amamanto que me bebe yo no siento.

Es más dulce éste al que rio
que el contorno de la loma;
es más lindo el hijo mío
que este mundo al que se asoma.

Es más rico este mi niño
que la tierra y que los cielos
en mi pecho tiene armiño
y en mi canto terciopelo.

Y es su cuerpo tan pequeño
cual el grano de mi trigo:
menos pesa que el ensueño;
no lo ven y está conmigo

Gabriela Mistral

Para os meninos da Isabel

Manuela Baptista

Estoril,9 de Agosto 2008

Graça Lopes disse...

Hoje, estou feliz!
Feliz por a Isabel estar feliz.
Feliz, pela felicidade do Sérgio e da Carla.
Feliz, pelo Miguel que terá uma grandiosa missão, não substituir o David mas preencher um pouco o vazio deixado com a sua ausência.
Felicidades para todos!

Joaninha a voar disse...

Querida Isabel, conheci a sua mana Ana Cristina em Creta e como acho que nada na vida é por acaso, eis que me encontro aqui consigo e que me toca tanto o coração... A partir de hoje fará parte dos meus dias, se não se importar. E parabéns pelo netinho. Um dia encontar-se-ão todos em paz, hoje tocam-se só nos corações... Um beijinho Joana

Ana Cristina disse...

Davidocas,

Nasceu o teu sobrinho - o Miguel-parece que valeram a pena as tuas explicações,rssrssrs!
Sabias que a Carla ficou grávida em Outubro!?

O Miguel é rechonchudo e a tua mãe já andou a ver as parecenças que ele tem contigo e com o Sérgio.

Foi buscar as vossas fotos de bébés para analisar todos os pormenores; tu, o Sérgio e o Miguel, três bébés lindos os três rapazinhos da tua mãe como ela costuma dizer.

As mensagens que recebi sobre o nascimento do Miguel todas referem o teu nome; quem me acompanhou e me tem amizade sabe o que significas para mim pelo tanto que falei e continuo a falar sobre ti, meu querido Davidocas.

O Sérgio e a Carla estão felizes,muito felizes e emocionados.
Vê-se-lhe o brilhozinho nos olhos (como na canção do Sérgio Godinho..),era assim que desejavas que fosse!

Fui a Creta neste Verão com a Diana, à ilha que a tua mãe me disse que adoravas e onde tu dizias havias de voltar.

Conheci lá a Joana e sabes uma coisa, eu até nem acredito em coincidências, mas "..que las hay,las hay..".

Continua a iluminar os nossos dias.
Um beijinho para ti com muitas saudades da tua tia Nini.

Ana Cristina disse...

"Não deixem de visitar um dos blogs mais especiais que já li"


http://www.casadavenancia.blogspot.com/


in
joaninhaavoar.blogspot.com

Ana Cristina disse...

"Um beijinho grande para todos vós e outro muito especial para uma mãe/avó
que adorei ler (o que escreveu no blog) quando nasceu o Miguel. Por favor
dê-lhe um abraço muito apertado em meu nome e diga-lhe baixinho, ao ouvido,
"parabéns, a coragem de uma GRANDE MÃE lê-se nas pequenas palavras".
Estarei sempre, aqui
Graça"

A pedido da minha amiga Graça.
Nini

paula disse...

não sei se acredita em encarnação...mas eu acredito...
vá prestando atenção a pequenas coisas do pequeno miguel e depois diga qualquer coisa
beijinhos de luz
Paula Padinha